Costa Machado

 

Costa Machado foi fundado em 1918 pelo Dr. Labieno da Costa Machado, um dos pioneiros da civilização na vasta e fértil região denominada "Vale do Paranapanema". Continuou a obra de seu genitor Dr. José da Costa Machado, que por doação legou essas terras a seu filho.

Em 1946 assumiu a gerencia dos negócios do Dr. Labieno o Dr. Francisco Eumene Machado fundando a sede do atual distrito, que teve sua criação em 1948 através da LEI 233, de 24 de dezembro de 1948, publicado no DOE em 01 de setembro de 1949. A sua solene instalação ocorreu somente em 1952, quando ainda essas terras integravam o município de Santo Anastácio.

O berço de Mirante do Paranapanema foi Costa Machado. O plebiscito para a emancipação do município, foi feito em seu nome, isso porque Costa Machado já era Distrito. Com a decisão da consulta popular, que optou pela emancipação, o grupo de políticos de Mirante de Paranapanema, acabou trazendo a sede do município para este Patrimônio.

Costa Machado foi, desde a década de 1920, foi bastante influenciado pelas colônias estrangeiras, principalmente pelos alemães. Até meados da década de 1940, Costa Machado era apenas uma colônia, de alemães, principalmente, que moraram em pequenas propriedades. O povoado somente começou a formar-se a partir de meados desta década. Ainda na colônia branca foi criada a primeira escola em 1934, na verdade uma escola rural.

O Distrito foi perdendo a sua importância em função do grande e rápido desenvolvimento do Bairro Palmital, através dos irmãos Okubo pelas matas ainda não derrubas pela ocasião do grande fluxo migratório de nordestinos. Como a terra nova produzia em abundancia, principalmente a cultura daquele momento, o algodão, era natural que o progresso aconteceria nas proximidades onde é hoje a cidade de Mirante do Paranapanema.

Em 1996 a população do Distrito de Costa Machado estava assim distribuída: 1384 habitantes na zona urbana e 917 na zona rural.